segunda-feira, 14 de março de 2011

Resenha: ÉTICA SEXUAL EMANCIPATÓRIA


JANDOZO, Marissa Cacciolari Petrus,
Acadêmica do Curso de Educação Física
Faculdade Dom Bosco
Membro do Gepes Pet- Mec
(Grupo de Pesquisa em Educação e Sexualidade)
Coordenadora: Profa. Dra Cláudia Bonfim

NUNES, César. ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Disponível na internet in: HTTP://www.educacaosexualabrades.blogspot.com.

César Aparecido Nunes é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, presidente da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual), atualmente é professor associado da Universidade Estadual deCampinas. Possui 11 capítulos de livros e 15 livros publicados,orientou 31 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado na área de educação. Atua na área de educação com ênfase em Filosofia da Educação.
            O autor nos socializa sobre a Educação Sexual Emancipatória, embasada em idéias científicas e democráticas, sendo que a educação sexual é uma parte integrante da formação humana, sendo assim integrada na escola, passando a reunir informações cientificas e orientações éticas, garantindo uma compreensão subjetiva de sua identidade e orientando suas escolhas sexuais afetivas.
            Nas idéias apresentadas por Nunes mostram que o termo sexo pode ser confundido com sexualidade.
            “... a palavra “sexo” diz respeito a uma dimensão estreitamente procriativa, restrita a uma interpretação naturalista, já a palavra e o conceito de “sexualidade” nos remete imediatamente para o mundo da cultura ou da amplitude cultural histórica da ação humana.” (...)
            A sexualidade seria então a “qualidade do sexo”, entendida como dimensão híbrida, como tensão entre os processos de hominização e humanização.
            Conclui-se que precisamos adentrar no campo ético e político, pois assim proporcionará uma ética sexual emancipatória e nos colocará como construtores de uma nova rede de significação para a vida e sociedade humana.
            Este artigo é escrito para o auxilio e entendimento do tema, para alunos e pesquisadores da área de pedagogia e licenciatura, e apresenta uma linguagem clara que pode ser entendida por toda sociedade.

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