segunda-feira, 14 de março de 2011

Resenha: A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO


FAIAM, Francielly Marques
MACHADO, Joiseleide aparecida Leite,
Acadêmicas  do curso de Pedagogia
 Faculdade Dom Bosco
Membros do GEPES-PET-MEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
Coordenadora: Profa. Dra Cláudia Bonfim

NUNES, César. ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Online. Disponível na internet in: http://www.educacaosexualabrades.blogspot.com Acesso 02 março 2011.
César Aparecido Nunes, é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Possui 11 capítulos de livros e 15 livros publicados,orientou 31 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado na área de educação. Atua na área de educação com ênfase em Filosofia da Educação. É coordenador executivo do grupo de estudos e pesquisa em Filosofia e Educação PAIDÉIA e presidente nacional da ABRADES. Coordenador o centro cultural de integração e inclusão social da UNICAMP. Atua na linha de pesquisa ética, filosofia e educação.
O presente texto refere-se a uma Educação Sexual Emancipatória com base em ideais científicos e democráticos. A educação sexual é parte integrante da formação humana sendo esta temática garantido por lei através da LDB (Lei 9394/96), para serem abordados na educação básica de forma a garantir aos educandos compreensão e orientação de suas escolhas sexuais e afetivas.
César Nunes aponta que ao analisarmos a sexualidade humana, torna-se necessário vê-la como uma construção cultural, histórica, política e ética, sem descartar as dimensões subjetivas e pessoais, tendo em vista que a mesma é vista apenas no sentido biológico, de reprodução,ou seja restringe-se apenas ao sexo.
Contudo para compreendermos a sexualidade humana como dimensão humana e social, torna-se necessário uma apreensão crítica de nossa trajetória histórica, ou seja compreende os modelos, os movimentos hegemônicos da sexualidade, permitindo compreendê-la como dialética, isto é construída a partir das contradições políticas, econômicas, antropológicas e sociais.
Enfim, só a ação política e a educação afetiva nos propiciará uma ética sexual emancipatória com re-significações para a vida e a sociedade humana.
O autor conclui que, para termos uma educação afetiva pautada na ética sexual emancipatória, precisamos da ciência para adentrarmos no campo ético e político, pois os mesmos eram desde Aristóteles, as ciências práticas que deveriam pautar o caminho racional para a felicidade.
A obra abordada é de suma importância pois tatá de um tema bastante complexo: a sexualidade na escola. De uma forma bem objetiva, o autor expõe suas idéias claramente e de forma coerente apresentando fatos de nossa sociedade.
Esta obra destina-se a estudantes e pesquisadores dos cursos de Licenciatura, podendo ser utilizada tanto a nível de graduação como de pós-graduação, pois apresenta linguagem simples, objetiva, mas com rigor científico.


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