segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Resenha: Livro Educação Física, Interdisciplinariedade, aprendizagem e inclusão.


EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIEDADE
                                                                                   SILVA, Roger.
Acadêmico  do Curso de Educação Física
Faculdade Dom Bosco
 Membro do Gepes Pet-Mec
 (Grupo de Estudo e Pesquisa em educação e Sexualidade)
Orientadora: Profª Dra Cláudia Bonfim


VANJA, Ferreira. Educação Física, Interdisciplinariedade, aprendizagem e inclusão. Rio de Janeiro: Sprint, 2006, 87p.

Vanja Leila da Conceição Ferreira, licenciada em Educação Física, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Educação Física Escolar

O livro é organizado em III capítulos, sendo o primeiro Considerações sobre a Educação Física,segundo Educação Física e Interdisciplinariedade e o terceiro Escola: Inclusão e Exclusão e após isso a autora faz uma breve conclusão sobre todos os capítulos do livro .

EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIEDADE

A visão da educação moderna é formar pessoas preparadas para viver em sociedade, mais consciente em todos os âmbitos da sociedade, e se tratando da educação física no papel da interdisciplinaridade é fundamental por vários fatores, a grande aceitação da educação física entre os alunos o leque de matérias que podem ser envolvidas e o campo privilegiado de trabalhar o desenvolvimento do corpo e mente simultaneamente entre outros fatores que serão discutidos, mostrando como a educação física é indispensável na educação escolar
 “Não se passa do mundo concreto á representação mental senão por intermédio da ação corporal” (FREIRE, 1989, p.81)
 A obra segue conceituando educação física se pautando em esclarecer corpo e movimento elementos essências para a prática escolar da disciplina 
 “Por meio das atividades físicas, propostas pela educação física, pode-se educar aprimorar e melhorar os movimentos, além de desenvolver o bem – estar físico psíquico e social” (Ferreira, 2006, p20)
 Outro conceito que é abordado é a legitimidade da educação física no campo da saúde, mostrando que o estilo de vida adulto é por parte determinado na idade escolar mostrando com a educação física pode influenciar e mudar a vida de jovens refletindo um futuro com adultos mais saudáveis. Dando continuidade a autora aborda os caminhos da educação física brasileira a tendência militarista ate educação física os dias atuais 
E com a criação do código de ética em fevereiro de 2.000 deu um olhar psicológico, sociológico e filosófico abrindo o campo de atuação do profissional da área
Falar de interdisciplinaridade é dizer que na sociedade o individuo encara a mais diferente situação e os conhecimentos por ele adquiridos na escola ali é colocado em prova e ali não é desfragmentado e divido como se foi aprendido na escola, é saber diferenciar os conteúdos e identificar onde eles se unem.
 O pensar e agir interdisciplinaridade se apóiam no principio de que nenhuma fonte de conhecimento é em si mesma completa e que, pelo dialogo com as outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade de sua representação. (FERREIRA, 2006, p32)
Interdisciplinariedade e educação física ganha destaque quando afirmamos que a educação não se pode separar o corpo e seus movimentos do cérebro e seus pensamentos então uma educação pautada no psicomotor – cognoscente.
No processo de integração as várias disciplinas á educação física requer desenvolver atividades mais próximas da realidade e que o aluno seja o centro desse contexto assim explicitando onde e como o aluno está inserido dentro da sociedade fazendo encontrar tudo que as disciplinas tem em comum entre elas e a sociedade.
Encontramos alguns exemplos de como a interdisciplinariedade pode ser feita como, Educação Física e Geografia pode se falar das praticas esportivas e fatores geográficos que podem fazer o rendimento de aluno ou atleta diminuir, como fuso horário, altitude, relevo e etc. E algumas atividades praticas como tirar a freqüência cardíaca após a aula o alunos usa o cronometro e também calcula os resultados e faz o registro dos dados
A psicomotricidade é a ciência da educação que o movimento e ao mesmo tempo colocam em jogo as funções da inteligência. (Ferreira, 2006, p56)
Para Neves (apud Pelosi, 2000, p. 09): “A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem... procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos,afetivos e sociais que lhe estão implícitos.”
 Esses fatores estão muito ligados aos processos de aprender e não aprender então o professor deve sabe identificar e sabe usar de intervenções para resolver as dificuldades de aprendizado dos alunos, a interdisciplinaridade também pode ser um aliado nas intervenções dos professores para auxiliar no melhor aprendizado.
Um professor que se preocupa com o desenvolvimento psicomotor trabalha as seguintes habilidades: lateralidade, direcionalidade, domínio visual, freio – inibitório, ritmo, orientação de espaço e tempo, organização de espaço e corpo e consciência corporal.
Os termos exclusão e escola inclusiva é sempre associados a alunos com necessidades especiais como portadores de deficiência física e mentais, mais todos nos sabemos que eles não são os únicos excluídos das  escolas e outros fatores que causam esta exclusão que geralmente atrapalha no aprendizado do alunos que sofre este problema,fatores ligados ao comportamento,família ,condição social, econômica e cultural fatores que levam ao chamado Bulling. Então o professor de educação física esta em  um campo privilegiado ao lidar com estas situações  trabalhando que as diferenças existem mais temos que respeitar e valorizar a todos,mostrando que valorizar a diversidade é entender e respeitar os alunos preparando-os para a vida em sociedade.
            Através desse livro a autora coloca com muita clareza os conceitos principais de interdisciplinariedade mostrando como a educação física pode auxiliar e ser fundamental como aliado as outras disciplinas para melhorar a educação em um âmbito geral
No livro cita autores conceituados, como: Paulo Freire e autores clássicos como Vygostsky, usa também documentos do Conselho Federal de educação Física, que dão sustentação em todos os assuntos por ela apresentada
A autora é bem objetiva ela usa de várias citações de autores clássicos para melhor entendimento, os conteúdos estão bem divididos nos capítulos e o assunto vai ganhando forma no decorrer do livro, o autor idealiza uma educação diferenciada, que forme alunos mais preparados pra viver em sociedade 
O publico principalmente a que o livro se refere são acadêmicos e professores de educação física mostrando um paralelo muito dinâmico entre educação física e as outras disciplinas e como isso pode ser usado para uma melhor educação e também serve para licenciados em outras disciplinas escolares que desejam usar da educação física com aliado na interdisciplinariedade


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