EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIEDADE
SILVA, Roger.
Acadêmico do Curso de Educação Física
Faculdade Dom Bosco
Membro do Gepes Pet-Mec
(Grupo de Estudo e Pesquisa em educação e Sexualidade)
Orientadora: Profª Dra Cláudia Bonfim
VANJA, Ferreira. Educação Física, Interdisciplinariedade, aprendizagem e inclusão. Rio de Janeiro: Sprint, 2006, 87p.
Vanja Leila da Conceição Ferreira, licenciada em Educação Física, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Educação Física Escolar
O livro é organizado em III capítulos, sendo o primeiro Considerações sobre a Educação Física,segundo Educação Física e Interdisciplinariedade e o terceiro Escola: Inclusão e Exclusão e após isso a autora faz uma breve conclusão sobre todos os capítulos do livro .
EDUCAÇÃO FÍSICA E INTERDISCIPLINARIEDADE
A visão da educação moderna é formar pessoas preparadas para viver em sociedade, mais consciente em todos os âmbitos da sociedade, e se tratando da educação física no papel da interdisciplinaridade é fundamental por vários fatores, a grande aceitação da educação física entre os alunos o leque de matérias que podem ser envolvidas e o campo privilegiado de trabalhar o desenvolvimento do corpo e mente simultaneamente entre outros fatores que serão discutidos, mostrando como a educação física é indispensável na educação escolar
E com a criação do código de ética em fevereiro de 2.000 deu um olhar psicológico, sociológico e filosófico abrindo o campo de atuação do profissional da área
Falar de interdisciplinaridade é dizer que na sociedade o individuo encara a mais diferente situação e os conhecimentos por ele adquiridos na escola ali é colocado em prova e ali não é desfragmentado e divido como se foi aprendido na escola, é saber diferenciar os conteúdos e identificar onde eles se unem.
Interdisciplinariedade e educação física ganha destaque quando afirmamos que a educação não se pode separar o corpo e seus movimentos do cérebro e seus pensamentos então uma educação pautada no psicomotor – cognoscente.
No processo de integração as várias disciplinas á educação física requer desenvolver atividades mais próximas da realidade e que o aluno seja o centro desse contexto assim explicitando onde e como o aluno está inserido dentro da sociedade fazendo encontrar tudo que as disciplinas tem em comum entre elas e a sociedade.
Encontramos alguns exemplos de como a interdisciplinariedade pode ser feita como, Educação Física e Geografia pode se falar das praticas esportivas e fatores geográficos que podem fazer o rendimento de aluno ou atleta diminuir, como fuso horário, altitude, relevo e etc. E algumas atividades praticas como tirar a freqüência cardíaca após a aula o alunos usa o cronometro e também calcula os resultados e faz o registro dos dados
A psicomotricidade é a ciência da educação que o movimento e ao mesmo tempo colocam em jogo as funções da inteligência. (Ferreira, 2006, p56)
Para Neves (apud Pelosi, 2000, p. 09): “A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades internas e externas da aprendizagem... procurando colocar em pé de igualdade os aspectos cognitivos,afetivos e sociais que lhe estão implícitos.”
Esses fatores estão muito ligados aos processos de aprender e não aprender então o professor deve sabe identificar e sabe usar de intervenções para resolver as dificuldades de aprendizado dos alunos, a interdisciplinaridade também pode ser um aliado nas intervenções dos professores para auxiliar no melhor aprendizado.
Um professor que se preocupa com o desenvolvimento psicomotor trabalha as seguintes habilidades: lateralidade, direcionalidade, domínio visual, freio – inibitório, ritmo, orientação de espaço e tempo, organização de espaço e corpo e consciência corporal.
Os termos exclusão e escola inclusiva é sempre associados a alunos com necessidades especiais como portadores de deficiência física e mentais, mais todos nos sabemos que eles não são os únicos excluídos das escolas e outros fatores que causam esta exclusão que geralmente atrapalha no aprendizado do alunos que sofre este problema,fatores ligados ao comportamento,família ,condição social, econômica e cultural fatores que levam ao chamado Bulling. Então o professor de educação física esta em um campo privilegiado ao lidar com estas situações trabalhando que as diferenças existem mais temos que respeitar e valorizar a todos,mostrando que valorizar a diversidade é entender e respeitar os alunos preparando-os para a vida em sociedade.
Através desse livro a autora coloca com muita clareza os conceitos principais de interdisciplinariedade mostrando como a educação física pode auxiliar e ser fundamental como aliado as outras disciplinas para melhorar a educação em um âmbito geral
No livro cita autores conceituados, como: Paulo Freire e autores clássicos como Vygostsky, usa também documentos do Conselho Federal de educação Física, que dão sustentação em todos os assuntos por ela apresentada
A autora é bem objetiva ela usa de várias citações de autores clássicos para melhor entendimento, os conteúdos estão bem divididos nos capítulos e o assunto vai ganhando forma no decorrer do livro, o autor idealiza uma educação diferenciada, que forme alunos mais preparados pra viver em sociedade
O publico principalmente a que o livro se refere são acadêmicos e professores de educação física mostrando um paralelo muito dinâmico entre educação física e as outras disciplinas e como isso pode ser usado para uma melhor educação e também serve para licenciados em outras disciplinas escolares que desejam usar da educação física com aliado na interdisciplinariedade
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