segunda-feira, 21 de março de 2011

EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA


SILV A, Roger
 BUSQUIM, Ana Maria 
Acadêmicos do Curso de Educação Física
Faculdade Dom Bosco
 Membros do Gepes Pet-Mec
 (Grupo de Estudo e Pesquisa em educação e Sexualidade)

NUNES, César. ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO.
César Aparecido Nunes é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, presidente da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual), atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Possui 11 capítulos de livros e 15 livros publicados,orientou 31 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado na área de educação. Atua na área de educação com ênfase em Filosofia da Educação.

O autor nos apresenta o termo Educação sexual Emancipatória e como o mesmo tem sido introduzido nas escolas nas ultimas décadas e como se torna efetivo e obrigatório partir de 1996 na educação básica, com informações cientificas e orientações éticas. Através de analises culturais, históricas e políticas com o auxilio das ciências humanas.
Algumas definições quanto a diferenças entre sexo e sexualidade e apresentação do termo educação afetiva, questões qualitativas sobre sexualidade  noções muito alem  de explicações cientificas
“Informar sobre as suas interpretações culturais e suas possibilidades significativas, permitindo uma tomada lúcida de consciência. É dar condições para o desenvolvimento continuo de uma sensibilidade criativa em relacionamento pessoal”
Analisa também a influencia do capitalismo sobre a sexualidade nos dias de hoje, e como se configura uma repressão sexual.
“O erotismo não é o sexo bruto, mais sexo transfigurado pela imaginação (...). A derradeira conseqüência da rebelião erótica será o desaparecimento do erotismo e daquilo que foi a sua sublime e revolucionária invenção: a idéia do amor”

Mostrando como os progressos econômicos acabam com laços entre comunidade, família, estado, nação. Configurando uma “Tecnoligização do erotismo”. E uma visão quantitativa  e descompromissada  do sexo .
Por isso o desprendimento das explicações biológicas e se voltando para analises da ética e política da sexualidade.

O autor usa de critérios científicos históricos e políticos para explanar os temas e se baseia em citações de autores clássicos para maior explicação de alguns termos apresentados no artigo. Apresentando uma visão ampla sobre a sexualidade e seus e fatores determinantes de como esse tema é tratado atualmente.
Este artigo é escrito para auxilio e entendimento do tema abordado, para alunos e pesquisadores da área de licenciatura, e contem uma linguagem clara que pode ser compreendida a todas da sociedade. 



segunda-feira, 14 de março de 2011

A EDUCAÇÃO É O CAMINHO


Alessandra Romagnani
Acadêmica do curso de Pedagogia
 Faculdade Dom Bosco
Integrante do GEPES - PET -  MEC
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
Coordenadora: Profa. Dra Cláudia Bonfim

NUNES, César. Ética, Sexualidade e Educação. NUNES, César. Online. Disponível na Internet in:  http://www.educacaosexualabrades.blogspot.com  Acesso fev 2011

            César Nunes é Doutor em Filosofia e Historia da Educação – Unicamp, Professor de Filosofia  da Educação da Unicamp, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas  PAIDÉIA. Presidente da ABRADES (Associação Brasileira de Educadores Sexuais). Autores de vários livros: Aprendendo filosofia, Desvendando a sexualidade  e  A educação sexual da criança.
            O artigo em questão possui sete páginas e corresponde à mensagem de abertura do espaço institucional da ABRADES, com o intuito de promover e socializar uma Educação Sexual Emancipatória.
            Ao considerar a educação sexual parte integrante da formação humana, pode-se hoje reconhecer que, entre as décadas de (1910 -  2010), houve a superação de fatores que impediam a abordagem da sexualidade na escola como também a inclusão desse assunto na  nova LBD (Lei 93934/96) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Onde o tema Orientação Sexual, proporciona a compreensão subjetiva e ética da sexualidade humana.
            No entanto, analisá-la requer considerar a sexualidade em sua construção cultural, histórica e política, sem abandonar as dimensões subjetivas, pessoais e indiossincráticas. Tarefa essa complexa, que pode ser construída através das Ciências Humanas devido a seu fator multidisciplinar.
            Para prosseguir é preciso diferenciar  o conceito de sexo do de sexualidade . Sendo o  homem o único capaz de  produzir cultura e história, a sexualidade “(...)esta imersa na temporalidade, nela recebendo sua revelação vivencial, suas formalizações conceituais, sua expressão estética, seu tratamento moral e social.” Vasconcelos. Assim, a sexualidade passa a ser vista de forma dinâmica e dialética.
            E imbuídos dessa visão de uma educação sexual emancipatória, os educadores tem a oportunidade de através de um diálogo ético, despertar a consciência para uma sexualidade afetiva, livre de dogmas, preconceitos e ceticismo. 
            Segundo Hobsbawn, o séc XX sacralizou o capitalismo e em contraponto houve uma desumanização, que recebeu reforços com a acentuação dos desejos de consumo, deterioração ecológica, assim vivemos uma mudança cultural onde o individualismo e o  egoísmo prevalecem.
            Hoje, têm-se uma crise social e moral também, indivíduos mal informados com uma sexualidade reprimida, que encontram-se aprisionados a uma determinação ideológica e autoritária, cedendo ao consumismo sexual, deixando de ter uma subjetividade e ignorando a capacidade de amar.
            Portanto,  através de uma educação sexual emancipatória pode-se criar uma nova realidade interpretativa ao buscar um discurso baseado na racionalidade, pois somente através dela  e com o aporte  da Ética e Política, pode-se chegar a felicidade.
            Para embasar sua teoria, o autor recorre a Vasconcelos ,  Hobsbawn “um dos maiores historiadores dos nossos tempos”, Highwater,  M. Weber e Foulcault.
            Trata-se de um texto bem estruturado, onde o autor de maneira envolvente esclarece e apresenta ao leitor, o porquê da promoção da Educação Sexual Emancipatória, convidando-o a uma reflexão.  Possui uma linguagem  que exige um conhecimento prévio do assunto, para uma melhor apreensão  do  conteúdo.
            Essa leitura é indicada a todas as pessoas, considerando que a sexualidade é algo inerente ao ser humano e compreendê-la de maneira racional, afetiva e crítica, levará a uma melhor qualidade de vida e como conseqüência a felicidade. E em especial, aos educadores, que possuem um papel primordial, para conduzir e  orientar a construção de uma nova realidade, pautada em uma educação sexual emancipatória.

Resenha: Desmistificando a Sexualidade


CEZÁRIO,
Cintia Silva
Acadêmica do Curso de Licenciatura em Educação Física
Faculdade Dom Bosco
Membro do GEPES – PET/MEC
(Grupo de Pesquisa em Educação e Sexualidade)
Coordenadora: Profa. Dra Cláudia Bonfim


NUNES, César, ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Online. Disponível na Internet in: HTTP://www.educacaosexualabrades.blogspot.com  Acesso fev 2011.


   César Aparecido Nunes é doutor pela Universidade Estadual de Campinas presidente da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual), atualmente é professor associado na Universidade Estadual de Campinas. Possui 11 capítulos de livros e 15 livros publicados, orientou 31 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado na área da educação. Atua no campo da educação com enfase na Filosofia da Educação.


            O autor nos socializa quanto a integração da sexualidade na formação do ser humano, de maneira emancipatória nos revela a intensão da educação em dismistificar o tema perante a escola e a forma em que ela tem tratado o assundo ao longo dos anos.
            A concepção trazida por Nunes remete ao fato da sexualidade ser facilmente confundida com sexo, no entanto o desafio encarado por ele é justamente esclarecer que estudar a sexualidade é ir além do fator biológico, do ato mecanizado, cheios de paradigmas, dos quais afasta os indivíduos do verdadeiro significado histórico-cultural e até mesmo os impedindo de desenvolve lo de maneira qualitativa. A falta de conhecimento é um ponto agravante contra o desenvolvimento humano perante a sua sexualidade, no entanto Cesár nos aponta caminhos que poderão levar  a uma sexualidade emancipatória a É tica e a Política, aliadas ao bom senso, criatividade, comprometimento e livres de pré-conceitos.
            "Educação sexual é poder abrir possibilidades, dar informações sobre os aspectos fisiológicos da sexualidade, mas principalmente informar sobre as suas interpretações culturais e suas possibilidades significativas,  permitindo  uma tomada lúcida de consciência.'' (...)
    O Autor utilizou de recursos históricos ,científicos e políticos para o desenvolvimento do tema em questão. Baseando se em citações de autores clássicos para melhor explanação do texto, demonstrou visão ampla e positiva.
   O Artigo foi escrito de maneira a auxiliar o maior entendimento do tema, por professores, alunos, pesquisadores da área da educação, contém uma linguagem de fácil assimilação podendo ser do alcance de toda a sociedade.

Resenha: ÉTICA SEXUAL EMANCIPATÓRIA


JANDOZO, Marissa Cacciolari Petrus,
Acadêmica do Curso de Educação Física
Faculdade Dom Bosco
Membro do Gepes Pet- Mec
(Grupo de Pesquisa em Educação e Sexualidade)
Coordenadora: Profa. Dra Cláudia Bonfim

NUNES, César. ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Disponível na internet in: HTTP://www.educacaosexualabrades.blogspot.com.

César Aparecido Nunes é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, presidente da ABRADES (Associação Brasileira de Educação Sexual), atualmente é professor associado da Universidade Estadual deCampinas. Possui 11 capítulos de livros e 15 livros publicados,orientou 31 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado na área de educação. Atua na área de educação com ênfase em Filosofia da Educação.
            O autor nos socializa sobre a Educação Sexual Emancipatória, embasada em idéias científicas e democráticas, sendo que a educação sexual é uma parte integrante da formação humana, sendo assim integrada na escola, passando a reunir informações cientificas e orientações éticas, garantindo uma compreensão subjetiva de sua identidade e orientando suas escolhas sexuais afetivas.
            Nas idéias apresentadas por Nunes mostram que o termo sexo pode ser confundido com sexualidade.
            “... a palavra “sexo” diz respeito a uma dimensão estreitamente procriativa, restrita a uma interpretação naturalista, já a palavra e o conceito de “sexualidade” nos remete imediatamente para o mundo da cultura ou da amplitude cultural histórica da ação humana.” (...)
            A sexualidade seria então a “qualidade do sexo”, entendida como dimensão híbrida, como tensão entre os processos de hominização e humanização.
            Conclui-se que precisamos adentrar no campo ético e político, pois assim proporcionará uma ética sexual emancipatória e nos colocará como construtores de uma nova rede de significação para a vida e sociedade humana.
            Este artigo é escrito para o auxilio e entendimento do tema, para alunos e pesquisadores da área de pedagogia e licenciatura, e apresenta uma linguagem clara que pode ser entendida por toda sociedade.

Resenha: A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO


FAIAM, Francielly Marques
MACHADO, Joiseleide aparecida Leite,
Acadêmicas  do curso de Pedagogia
 Faculdade Dom Bosco
Membros do GEPES-PET-MEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
Coordenadora: Profa. Dra Cláudia Bonfim

NUNES, César. ÉTICA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Online. Disponível na internet in: http://www.educacaosexualabrades.blogspot.com Acesso 02 março 2011.
César Aparecido Nunes, é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Possui 11 capítulos de livros e 15 livros publicados,orientou 31 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado na área de educação. Atua na área de educação com ênfase em Filosofia da Educação. É coordenador executivo do grupo de estudos e pesquisa em Filosofia e Educação PAIDÉIA e presidente nacional da ABRADES. Coordenador o centro cultural de integração e inclusão social da UNICAMP. Atua na linha de pesquisa ética, filosofia e educação.
O presente texto refere-se a uma Educação Sexual Emancipatória com base em ideais científicos e democráticos. A educação sexual é parte integrante da formação humana sendo esta temática garantido por lei através da LDB (Lei 9394/96), para serem abordados na educação básica de forma a garantir aos educandos compreensão e orientação de suas escolhas sexuais e afetivas.
César Nunes aponta que ao analisarmos a sexualidade humana, torna-se necessário vê-la como uma construção cultural, histórica, política e ética, sem descartar as dimensões subjetivas e pessoais, tendo em vista que a mesma é vista apenas no sentido biológico, de reprodução,ou seja restringe-se apenas ao sexo.
Contudo para compreendermos a sexualidade humana como dimensão humana e social, torna-se necessário uma apreensão crítica de nossa trajetória histórica, ou seja compreende os modelos, os movimentos hegemônicos da sexualidade, permitindo compreendê-la como dialética, isto é construída a partir das contradições políticas, econômicas, antropológicas e sociais.
Enfim, só a ação política e a educação afetiva nos propiciará uma ética sexual emancipatória com re-significações para a vida e a sociedade humana.
O autor conclui que, para termos uma educação afetiva pautada na ética sexual emancipatória, precisamos da ciência para adentrarmos no campo ético e político, pois os mesmos eram desde Aristóteles, as ciências práticas que deveriam pautar o caminho racional para a felicidade.
A obra abordada é de suma importância pois tatá de um tema bastante complexo: a sexualidade na escola. De uma forma bem objetiva, o autor expõe suas idéias claramente e de forma coerente apresentando fatos de nossa sociedade.
Esta obra destina-se a estudantes e pesquisadores dos cursos de Licenciatura, podendo ser utilizada tanto a nível de graduação como de pós-graduação, pois apresenta linguagem simples, objetiva, mas com rigor científico.


terça-feira, 1 de março de 2011

Saudação inicial da Tutora/Coordenadora

Bem vindos ao blog do
GEPES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
 PETMEC

Em breve estaremos socializando neste espaço os trabalhos desenvolvidos pelo nosso grupo, bem como, publicando artigos científicos, resenhas e  vídeos  sobre Educação e Sexualidade.

Esperamos sempre por vocês!

Abraços
Profa. Dra Cláudia Bonfim