EDUÇAÇÃO SEXUAL: FATORES QUE FAVORECEM A
MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO
LIMA,
Eligélcy Augusta
Graduanda em Farmácia
Bolsista membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
(GEPES PET-MEC – FDB)
Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
BONFIM, C. R. S. Desnudando a educação sexual. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
144p.
Claudia Ramos de Souza Bonfim é Pós-Doutoranda em
Educação - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (FE -
UNICAMP), no Grupo de Estudos HISTEDBr. Doutora em Educação, na área de
História, Filosofia e Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas
Paideia – Faculdade de Educação - UNICAMP - Autora dos livros: Educação Sexual
e Formação de Professores: da educação sexual que temos à educação que queremos
(Editora UFPB, 2010) e do livro: Desnudando a Educação Sexual; (Editora
Papirus, 2012). É Coordenadora-Tutora-Pesquisadora Responsável no Programa de
Educação Tutorial do Ministério da Educação do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação e Sexualidade - GEPES PET MEC FDB da Faculdade de Ensino Superior Dom
Bosco. É professora universitária atuando como docente titular da disciplina de
Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
(PR) nos cursos de Pedagogia, Administração e Direito (Metodologia da Pesquisa Científica
e Jurídica) e orientadora de TC nos Cursos de Pedagogia, Licenciatura em
Educação Física e Bacharelado em Educação Física. Coordenadora do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade GEPES da Faculdade de Ensino
Superior Dom Bosco. Mestre em Educação e Licenciatura plena em Biologia,
Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela UENP-FAFICOP -
Universidade Estadual do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Foi vice-presidente
da Associação Brasileira para a Educação Sexual - ABRADES (2009-2012). Foi
tutora - EAD no curso Pós-graduação EAD - Teleduc (UNICAMP) no curso de Gestão
Educacional: Abordagem Histórica (2006) fez estágio docente no curso de
Pedagogia da UNICAMP (2006), na disciplina de História da Educação II. Possui
Tem experiência como professora e Orientadora de em cursos de Especialização,
Pós-graduação lato-sensu. Disciplinas ministradas na especialização:
Metodologia e Didática do Ensino Superior, Metodologia e Didática do Ensino de
Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Sociais,
Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira, Avaliação Educacional. Nos
cursos de especialização da UENP FAFICOP - IEPE contou com inúmeros trabalhos
como orientadora de monografia. Tem experiência na área
administrativa-pedagógica e na Docência, principalmente entre os seguintes temas:
Educação Sexual, Educação e Diversidade, Metodologia da Pesquisa Científica,
Ética e Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Didática e
Metodologia do Ensino, Avaliação, Gênero, Educação Afetiva e Sexual,
Humanização da Educação. Conta com diversos artigos publicados e apresentações
de trabalhos em Congressos na área da Educação, Educação Sexual, História e
Filosofia da Educação e Políticas Educacionais.
Esta obra contém 144 páginas, estando divididas em
três capítulos, onde a autora busca atentar as pessoas, principalmente pais e
educadores sobre, educação sexual e a sexualidade, mostrando valores morais,
sociais dentro da ética, vinculando grandes pensadores entre eles Nunes, Silva,
Guimarães e Saviani os quais tratam dos temas abordados dentro da obra.
Na primeira parte da obra são abordados conceitos, os
quais são muitas vezes difíceis de ser
esclarecidos em determinadas fases da vida humana, principalmente na
adolescência, no entanto os conceitos empregados buscam um esclarecimento para que as pessoas compreender que o sexo pode ser
prazeroso e vivenciado de forma adequada pelo ser humano, mas que este está
inserido dentro do campo da sexualidade, e que os conceitos são distintos, pois
muitas vezes, são confundidos, fazendo com que o tema central do conceito não
seja executado de forma significativa na vida. Ainda neste capitulo, Bonfim
trata de esclarecer a educação sexual, de modo que ela seja inserida no meio
educacional de forma “rica”, levando o entendimento necessário para que, jovens
e demais pessoas entendam verdadeiramente a sexualidade no meio educacional.
Na segunda parte a autora traz ideias de como
incorporar e entender a sexualidade dentro da família e na escola, onde a
autora apresenta a sexualidade como um todo, onde encontramos e descobrimos
prazeres, os quais fazem bem para nossa vida, engrandecendo cada uma das
pessoas, pois quando um indivíduo reconhece verdadeiramente a sexualidade ele
se engrandece; mostra também o papel importantíssimo que a família e a escola
tem para o desenvolvimento da educação sexual dos indivíduos, pois quando bem
instruídos sobre o tema passam a ideia com qualidade e valor, visando o bem
humano e não o mercantilismo, “propagandismo”, usando o corpo meramente para isso, desprovidos do
conhecimento que possa se valorizar e desenvolver.
Sabe-se que existem muitos obstáculos a serem
enfrentados pelos educadores e familiares, pois muitas vezes os discernimentos
da sexualidade vinculados com a dificuldade dos meios de comunição saber claramente
o sentido da palavra limitam a visam dos jovens, o qual tem dificuldades em
separar e diferenciar sexo, sexualidade e educação sexual.
Finalmente, na terceira e última parte da obra são
abordados os fatores de influência sobre o comportamento, onde a autora mostra
com extrema clareza a igualdade de aprendizagem a todos pessoas, inclusive para
aqueles que apresentam necessidades especiais.
Mais uma vez os meios de comunicação são citados na
obra, sendo que os mesmos diferem e deixam dúvidas em crianças e adolescentes
que não tem direção para o seu desenvolvimento social e sexual, um dos lados
dos meios de comunicação, pregam personagens, símbolos sexuais, vestuários os
quais são indicados como “modelos”, fazendo crianças e adolescentes terem uma
visão destorcida do verdadeiro conceito, por outro lado programas religiosos
pregam discursos normatizantes, outros tentam mudar a visão com quebras de
tabus, portanto tudo isso limita para o desenvolvimento da verdadeira
sexualidade, pois o real conhecimento se torna mais tardio, e consequentemente
priva temporariamente o ser humano de viver, e desfrutar da sexualidade.
Ao final da
leitura da obra a visão do leitor é convertida, e a vontade de desvendar tudo o
que vincula a educação sexual e desenvolvimento da sexualidade é aforado dentro
da mente, a visão clara dos temas apresentados e desenvolvidos ao longo da obra
nos amplia o conhecimento e visão, sabendo diferencia-los e aplicá-los para ter
uma vida social e sexual prazerosa nos tempos atuais, pois quando conhecemos é
mais fácil aplica-los e vivencia-los.
A obra possibilita ao leitor se desenvolver, e após
o conhecimento é possível aplicar para gerações futuras, fazendo com que esse
desenvolvimento não aconteça de forma tardia, pois quando conhecida uma
metodologia, e cientes de que esta irá contribuir para melhorar nossa vida,
sendo benéfica, o extinto natural é sua aplicação.
A autora utiliza método reflexivo, colocando o
autor a se atentar aos assuntos em questões, e metodológicos para que os mesmos
incorporem em sua vida, de maneira a se desenvolver perante a sociedade. Ela
faz utilizações de revisões de obras de grandes pensadores, como filósofos e
sociólogos.
Trata-se de uma obra de caráter metodológico e educativo, o
qual explora e aborda problemas envolvidos e direcionados com o esclarecimento
da sexualidade na sociedade atual, a qual impõe valores diferentes da realidade
do tema em questão.
É uma obra de extrema importância para
esclarecimento das dimensões e descobrimento da sexualidade, e seu
desenvolvimento, direcionado os pais e educadores para diferentes assuntos
vinculados com o tema central. Os quais são apresentados com clareza e
objetividade, visando uma segurança ao leitor.
Esta obra apresenta especial interesse para pais
de adolescentes, professores de Pedagogia, Sociologia, Comunicação Social,
Educação Sexual, Psicologia e profissionais de Saúde. Pode ser utilizada no nível educacional para os professores de
ensino fundamental, graduação e pós-graduação, pois apresenta uma linguagem simples
e direta, podendo ser usada c
Foi de grande ajuda para o meu TCC, um site com conteúdo de grande importância para trabalhos académicos.
ResponderExcluir