quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resenha do Livro "Desnudando a Educação Sexual"

EDUÇAÇÃO SEXUAL: FATORES QUE FAVORECEM A MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO

LIMA, Eligélcy Augusta
Graduanda em Farmácia
Bolsista membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
(GEPES PET-MEC – FDB)
Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco






BONFIM, C. R. S. Desnudando a educação sexual. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. 144p.
            Claudia Ramos de Souza Bonfim é Pós-Doutoranda em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (FE - UNICAMP), no Grupo de Estudos HISTEDBr. Doutora em Educação, na área de História, Filosofia e Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Paideia – Faculdade de Educação - UNICAMP - Autora dos livros: Educação Sexual e Formação de Professores: da educação sexual que temos à educação que queremos (Editora UFPB, 2010) e do livro: Desnudando a Educação Sexual; (Editora Papirus, 2012). É Coordenadora-Tutora-Pesquisadora Responsável no Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade - GEPES PET MEC FDB da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. É professora universitária atuando como docente titular da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (PR) nos cursos de Pedagogia, Administração e Direito (Metodologia da Pesquisa Científica e Jurídica) e orientadora de TC nos Cursos de Pedagogia, Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade GEPES da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Mestre em Educação e Licenciatura plena em Biologia, Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela UENP-FAFICOP - Universidade Estadual do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Foi vice-presidente da Associação Brasileira para a Educação Sexual - ABRADES (2009-2012). Foi tutora - EAD no curso Pós-graduação EAD - Teleduc (UNICAMP) no curso de Gestão Educacional: Abordagem Histórica (2006) fez estágio docente no curso de Pedagogia da UNICAMP (2006), na disciplina de História da Educação II. Possui Tem experiência como professora e Orientadora de em cursos de Especialização, Pós-graduação lato-sensu. Disciplinas ministradas na especialização: Metodologia e Didática do Ensino Superior, Metodologia e Didática do Ensino de Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Sociais, Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira, Avaliação Educacional. Nos cursos de especialização da UENP FAFICOP - IEPE contou com inúmeros trabalhos como orientadora de monografia. Tem experiência na área administrativa-pedagógica e na Docência, principalmente entre os seguintes temas: Educação Sexual, Educação e Diversidade, Metodologia da Pesquisa Científica, Ética e Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Didática e Metodologia do Ensino, Avaliação, Gênero, Educação Afetiva e Sexual, Humanização da Educação. Conta com diversos artigos publicados e apresentações de trabalhos em Congressos na área da Educação, Educação Sexual, História e Filosofia da Educação e Políticas Educacionais.
Esta obra contém 144 páginas, estando divididas em três capítulos, onde a autora busca atentar as pessoas, principalmente pais e educadores sobre, educação sexual e a sexualidade, mostrando valores morais, sociais dentro da ética, vinculando grandes pensadores entre eles Nunes, Silva, Guimarães e Saviani os quais tratam dos temas abordados dentro da obra.
Na primeira parte da obra são abordados conceitos, os quais são muitas vezes  difíceis de ser esclarecidos em determinadas fases da vida humana, principalmente na adolescência, no entanto os conceitos empregados buscam um esclarecimento para  que as pessoas compreender que o sexo pode ser prazeroso e vivenciado de forma adequada pelo ser humano, mas que este está inserido dentro do campo da sexualidade, e que os conceitos são distintos, pois muitas vezes, são confundidos, fazendo com que o tema central do conceito não seja executado de forma significativa na vida. Ainda neste capitulo, Bonfim trata de esclarecer a educação sexual, de modo que ela seja inserida no meio educacional de forma “rica”, levando o entendimento necessário para que, jovens e demais pessoas entendam verdadeiramente a sexualidade no meio educacional.
Na segunda parte a autora traz ideias de como incorporar e entender a sexualidade dentro da família e na escola, onde a autora apresenta a sexualidade como um todo, onde encontramos e descobrimos prazeres, os quais fazem bem para nossa vida, engrandecendo cada uma das pessoas, pois quando um indivíduo reconhece verdadeiramente a sexualidade ele se engrandece; mostra também o papel importantíssimo que a família e a escola tem para o desenvolvimento da educação sexual dos indivíduos, pois quando bem instruídos sobre o tema passam a ideia com qualidade e valor, visando o bem humano e não o mercantilismo, “propagandismo”, usando o corpo  meramente para isso, desprovidos do conhecimento que possa se valorizar e desenvolver.
Sabe-se que existem muitos obstáculos a serem enfrentados pelos educadores e familiares, pois muitas vezes os discernimentos da sexualidade vinculados com a dificuldade dos meios de comunição saber claramente o sentido da palavra limitam a visam dos jovens, o qual tem dificuldades em separar e diferenciar sexo, sexualidade e educação sexual.
Finalmente, na terceira e última parte da obra são abordados os fatores de influência sobre o comportamento, onde a autora mostra com extrema clareza a igualdade de aprendizagem a todos pessoas, inclusive para aqueles que apresentam necessidades especiais.
Mais uma vez os meios de comunicação são citados na obra, sendo que os mesmos diferem e deixam dúvidas em crianças e adolescentes que não tem direção para o seu desenvolvimento social e sexual, um dos lados dos meios de comunicação, pregam personagens, símbolos sexuais, vestuários os quais são indicados como “modelos”, fazendo crianças e adolescentes terem uma visão destorcida do verdadeiro conceito, por outro lado programas religiosos pregam discursos normatizantes, outros tentam mudar a visão com quebras de tabus, portanto tudo isso limita para o desenvolvimento da verdadeira sexualidade, pois o real conhecimento se torna mais tardio, e consequentemente priva temporariamente o ser humano de viver, e desfrutar da sexualidade. 
 Ao final da leitura da obra a visão do leitor é convertida, e a vontade de desvendar tudo o que vincula a educação sexual e desenvolvimento da sexualidade é aforado dentro da mente, a visão clara dos temas apresentados e desenvolvidos ao longo da obra nos amplia o conhecimento e visão, sabendo diferencia-los e aplicá-los para ter uma vida social e sexual prazerosa nos tempos atuais, pois quando conhecemos é mais fácil aplica-los e vivencia-los.
A obra possibilita ao leitor se desenvolver, e após o conhecimento é possível aplicar para gerações futuras, fazendo com que esse desenvolvimento não aconteça de forma tardia, pois quando conhecida uma metodologia, e cientes de que esta irá contribuir para melhorar nossa vida, sendo benéfica, o extinto natural é sua aplicação.
A autora utiliza método reflexivo, colocando o autor a se atentar aos assuntos em questões, e metodológicos para que os mesmos incorporem em sua vida, de maneira a se desenvolver perante a sociedade. Ela faz utilizações de revisões de obras de grandes pensadores, como filósofos e sociólogos.
Trata-se de uma obra de caráter metodológico e educativo, o qual explora e aborda problemas envolvidos e direcionados com o esclarecimento da sexualidade na sociedade atual, a qual impõe valores diferentes da realidade do tema em questão.
É uma obra de extrema importância para esclarecimento das dimensões e  descobrimento da sexualidade, e seu desenvolvimento, direcionado os pais e educadores para diferentes assuntos vinculados com o tema central. Os quais são apresentados com clareza e objetividade, visando uma segurança ao leitor. 
Esta obra apresenta especial interesse para pais de adolescentes, professores de Pedagogia, Sociologia, Comunicação Social, Educação Sexual, Psicologia e profissionais de Saúde. Pode ser utilizada  no nível educacional para os professores de ensino fundamental, graduação e pós-graduação, pois apresenta uma linguagem simples e direta, podendo ser usada c

Um comentário:

  1. Foi de grande ajuda para o meu TCC, um site com conteúdo de grande importância para trabalhos académicos.

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