quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Resenha do livro: Educação Sexual e formação de professores: da educação que temos à educação que queremos.



EDUCAÇÃO LIBERTADORA E SEM TABUS: Formando docentes para uma educação sexual emancipatória

TONDATTO, Wesley Pereira
Acadêmico do Curso de Pedagogia
 Faculdade Dom Bosco
Bolsistas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade – GEPES PET MEC FDB CAPES (Grupo de Pesquisa em Educação e Sexualidade)
Agência Financiadora: PET MEC CAPES


BONFIM, C. Educação Sexual e formação de professores: da educação que temos à educação que queremos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.
A autora Cláudia Ramos de Souza Bonfim, é Doutora em História e Filosofia da Educação (UNICAMP); Mestre em Educação, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino, Licenciada em Biologia (UENP-Campus Cornélio Procópio-PR); Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação Sexual (ABRADES); Pesquisadora Colaboradora do Grupo Paideia – FE- UNICAMP; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Sexualidade – GEPES PET MEC FDB e Professora universitária da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. É ainda autora do livro Desnudando a Educação Sexual, lançando em 2012, pela Editora Papirus de Campinas-SP. Além de ter diversos artigos publicados sobre o tema da sexualidade humana e educação sexual.
A obra aborda como vem sendo realizada nas Instituições de ensino Superior a formação dos futuros docentes (especialmente o curso de Ciências Biológicas) referente à temática da educação sexual. Este livro contém duzentas e sessenta e uma páginas e está dividido em três capítulos.
O primeiro capítulo é intitulado de: “MARCOS TEÓRICOS SOBRE AS MATRIZES FILOSÓFICAS DA SEXUALIDADE E A PASSAGEM HISTÓRICA DA SEXUALIDADE COMO TEMA DO CAMPO BIOLÓGICO PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS”; o segundo, denominado “A IDENTIDADE DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: referenciais históricos e marcos hegemônicos”; o último “AS CONCEPÇÕES DE SEXO E SEXUALIDADE NO DISCURSO E PRÁTICA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Sistematização das concepções dominantes e análise de suas bases históricas e conformações curriculares.”
A escritora dessa obra utilizou-se do método de abordagem qualitativa e caráter histórico-bibliográfico, para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: questionários dissertativos e observação. Sendo este resultado de uma tese da escritora.
Nesta pesquisa a autora compreendeu que a educação sexual escolar brasileira tem sua origem na concepção médico-higienista-biologista e religiosa, o que se estende até os dias de hoje, principalmente com o advento da AIDS, e esperando ter conseguindo evidenciar a necessidade urgente da formação de professores desde a Licenciatura, estendendo-se posteriormente em cursos de formação continuada.
A autora adota, neste trabalho, utiliza-se como base, a mesma linha de pensamento de César Nunes “Educação Sexual Emancipatória” e questiona a defasada formação dos futuros professores (especialmente os de Ciências Biológicas) que aprendem a sexualidade humana como um estudo somente no âmbito médico biologista, preventiva e reducionista. Essa obra fundamenta-se especialmente nas teorias de Freud, Nunes, Reich, Magalhães, Louro, Lopes, Foucault, Gadotti, Darwin, os PCNs, entre outros autores que abordam a temática.
A linguagem é culta, clara e convocatória. Trata-se de obra de cuidadoso rigor metodológico, que explora e conclui sobre os problemas que se propõe a estudar, sem desvios ou distorções, tratando-se de preciosa leitura pela riqueza de informações. Sendo assim, uma obra original e valiosa porque mostra e vem com objetivo de quebrar um dos grandes tabus da educação, a sexualidade humana. A autora é realista, pois expõe as reais, a partir de sua própria experiência como docente e dos dados coletados sobre a formação dos docentes e o que se deve fazer para corrigir os empecilhos da mesma.
Compreendendo a sexualidade humana como algo nato do ser e de fundamental importância para uma vida saudável, recomendo então ao público em geral a leitura dessa obra, pois ela possibilita aos seus leitores a compreensão da sexualidade de uma forma mais ampla, quebrando, portanto assim, os ensinamentos reducionistas ao qual a sociedade limita a sexualidade humana somente no ato sexual (genitálias). Mas em especial recomendo a leitura deste trabalho aos futuros e já atuantes docentes de todas as áreas de ensino, inclusive os de Ensino Superior que formarão os futuros educadores e também (assim como a autora cita algumas vezes na obra) em particular aos professores de Ciências Biológicas, pois são os “responsáveis” ensinarem a sexualidade na escola aos discentes.