Normas de Participação e Permanência no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
A
DIRETORA-GERAL da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas
atribuições torna pública as normas institucionais internas para ingresso como
discente bolsista ou voluntário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e
Sexualidade – PET GEPES MEC FDB
1. DA DENOMINAÇÃO O PET
Constitui-se em Programa de Educação Tutorial
desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das Instituições
de Ensino Superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade
entre ensino, pesquisa e extensão.
2. DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA
São objetivos do Programa de Educação Tutorial:
I - desenvolver atividades acadêmicas em
padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de
natureza coletiva e interdisciplinar;
II - contribuir para a elevação da qualidade da
formação acadêmica dos alunos de graduação;
III - estimular a formação de profissionais e
docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
IV - formular novas estratégias de
desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
V -
estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela
cidadania e pela função social da educação superior.
3. DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS
3.1. O processo seletivo será realizado sempre
que o tutor considerar necessário através de solicitação à pró-reitora PET de
abertura de edital para nova seleção, informando as vagas que irá ofertar.
3.2. A seleção contará com as seguintes
etapas:
-
Análise do Histórico Escolar;
- Análise do Pré-projeto vinculado à área de
Formação e à proposta estudo do Grupo;
- Entrevista;
3.3. O(s) candidato(s) que não cumprirem(em)
alguma das etapas propostas pelo grupo estará(ão) automaticamente
desclassificado(s) do processo seletivo.
4. DOS
DEVERES DO ESTUDANTE BOLSISTA PARA SUA PERMANÊNCIA SEGUNDO artigo 18 da Portaria MEC nº 976/2010 E
NORMAS INSTITUCIONAIS E INTERNAS DO GRUPO
São deveres do estudante bolsista:
I - zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II - participar de todas as atividades
programadas pelo professor tutor;
III - participar durante a sua permanência no
PET das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV - manter bom rendimento no curso de graduação;
V - contribuir com o processo de formação de
seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação,
especialmente no ano de ingresso na instituição;
VI - publicar ou apresentar em evento de
natureza cientifica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;
IV - manter bom rendimento no curso de
graduação;
V - contribuir com o processo de formação de
seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação,
especialmente no ano de ingresso na Instituição;
VII - fazer referência à sua condição de
bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
- VIII - cumprir as exigências estabelecidas no
Termo de Compromisso e normas internas do Grupo e Instituição;
-IX – apresentar/publicar um trabalho em evento
científico por ano;
- X -
apresentar pelo menos uma palestra, uma oficina anualmente e promover um
projeto de extensão anualmente individualmente ou em grupo;
- XI – produzir seu TC dentro do grupo sob
orientação da tutora fazendo a conexão entre o tema do grupo e sua área de
formação no curso de graduação em que está matriculado;
- XII- Respeitar o tutor.
- Atender as determinações se refere à produção
científica, participação em eventos, em reuniões ordinárias ou extraordinárias,
determinadas pelo tutor, bem como, convocações para ministrar palestras e/ou
participar de atividades de extensão promovidas pela Instituição desde que
dentro da carga horária mínima de 20 horas de dedicação semanal às atividades
do PET;
- XIII - Colaborar para o bom andamento e
harmonia do grupo.
- XIV- Assumir o compromisso de permanecer no
mínimo 12 meses no grupo, cumprindo com as atividades e produções.
- XV - Produzir dois artigos por semestre.
5. DA REVOGAÇÃO DA
BOLSA MENSAL
A
bolsa pode ser revogada pelo tutor ou pró-reitor PET, nos seguintes casos:
-
Não protocolar as atividades exigidas nas datas determinadas para o pró-reitor,
exigidas pelo tutor.
-
Não participar de atividade extensão se convocado.
-
Faltar em reunião sem justificativa.
-
Receber advertência oral do tutor seja pelo não cumprimento das atividades,
desrespeito ao tutor e denegrir a imagem da instituição, tutor, coordenador,
docente, funcionário ou discente petiano e não petiano.
6. DO
DESLIGAMENTO DO BOLSISTA
O estudante bolsista será desligado do grupo
nos seguintes casos:
I -
conclusão, trancamento de matrícula institucional ou abandono de curso de
graduação;
II - desistência;
III - rendimento acadêmica insuficiente/ desempenho
insatisfatório
IV – obter reprovação após o seu ingresso no
PET em disciplinas cursadas;
V - descumprimento das obrigações dos documentos
institucionais e normas internas do grupo;
VI – descumprimento dos deveres previstos no
artigo 18 da Portaria MEC nº 976/2010;
VII - prática ou envolvimento em ações não
condizentes com os objetivos do PET ou com o ambiente universitário.
VIII- Desrespeito ao Tutor(a), Direção, Coordenadores
e Docentes, aos Colegas Petianos e
demais discentes e funcionários da instituição.
IX- Não protocolar as atividades nas datas
solicitadas pelo tutor.
X- Faltar em duas reuniões dentro do mês sem justificativa legal.
XI
- Receber advertência escrita do tutor seja pelo não cumprimento das
atividades, desrespeito ao tutor coordenador, docente, funcionário ou discente
petiano e não petiano ou denegrir a imagem instituição.
• a exclusão ainda dar-se-á por:
-
baixa assiduidade e pouco interesse pelas atividades do PET;
-
compreensão insuficiente dos assuntos tratados;
-
pouca habilidade no desenvolvimento de um bom relacionamento com os demais
bolsistas do grupo, corpos discente, coordenadores, docente do curso e tutor.
-
Falta de comprometimento e empenho para com as atividades de pesquisa, ensino
ou extensão desenvolvidas pelo grupo.
Obs: o
não cumprimento dos deveres contidos no termo de compromisso e nas
normas internas do grupo e instituição culminará em advertência escrita
com revogação da bolsa e exclusão do bolsista do grupo. Os
desligamentos/substituições de bolsistas deverão ser comunicados à Pró-Reitoria
de Graduação ou órgão equivalente, responsável pelo programa na IES. O aluno
substituto deve ter sido selecionado em processo de seleção aprovado pelo órgão
responsável pelo PET na instituição e deve preencher os requisitos exigidos pelo
Programa. Quando houver desligamento de bolsista, é facultado ao tutor do grupo
solicitar ao Comitê Local de Acompanhamento a incorporação de um novo aluno que
deverá ser aprovado em processo de
seleção e dispor de um tempo mínimo de 12 meses de permanência no grupo.
7.
Dos Deveres do Tutor
São
atribuições do professor tutor:
I
- planejar e supervisionar as atividades do grupo e orientar os integrantes
discentes;
II
- coordenar a seleção dos bolsistas;
III
- submeter a proposta de trabalho para aprovação da Pró-Reitoria de Graduação,
ou órgão equivalente;
IV
- organizar os dados e informações sobre as atividades do grupo para subsidiar
a elaboração do relatório da IES;
V
- atender, nos prazos estipulados, às demandas da instituição e do MEC;
VI
- solicitar ao Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação, por escrito, seu desligamento ou o de integrantes
discentes;
VII
- controlar a frequência e a participação dos estudantes;
VIII
- elaborar a prestação de contas da aplicação dos recursos recebidos, a ser
encaminhada à SESu.
IX
- fazer referência ao PET nas publicações e trabalhos apresentados;
X
– orientar e corrigir as pesquisas desenvolvidas dentro do grupo.
XI
- cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.
8.
Férias do Grupo
O
desenvolvimento/execução das atividades do PET é contínuo, com interrupção
apenas durante as FÉRIAS dos bolsistas. Os bolsistas têm direito a 45 dias de
férias no Programa que, deverão coincidir com as férias regulares do tutor.
Portanto, os grupos deverão funcionar normalmente durante o período de FÉRIAS
ESCOLARES, exceto em relação aos 45 dias de férias do Programa conforme férias
do tutor na IES.
Nota
O cumprimento desta norma é de inteira responsabilidade do tutor e do curso de
graduação, devendo o período de férias ser comunicado à coordenação da IES por
meio de "Relatório de Atividades".
9. DOS
CASOS OMISSOS
Os casos omissos ou excepcionais serão julgados
pela Comissão de Seleção Interna e pela Comissão Local de Acompanhamento.
Cornélio Procópio, 08 de julho de 2019.
Jorgina
Helena Lopes de Azedo
Diretora Geral e Pró-Reitora PET
Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A PARTIR DE 23 DE MARÇO DE 2020, POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ QUE VOLTEM AS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO ENSINO SUPERIOR
ATIVIDADES ONLINE GEPES
A PARTIR DE 23 MARÇO- ABRIL 2020
VETERANOS
ATIVIDADES DE PESQUISA: LEITURA, FICHAMENTO E ELABORAÇÃO E ARTIGO CIENTÍFICO – 8 A A 12 PÁGINAS A SER ENTREGUE ATÉ 30 DE ABRIL.
NOVATOS
ATIVIDADES DE PESQUISA: LEITURA, FICHAMENTO E ELABORAÇÃO DE LIVRO RESENHA ATÉ 15 DE ABRIL.
MAIO E JUNHO – 2020 – SEGUNDO BIMESTRE
SEMANALMENTE SERÁ ENVIADO UM TEXTO PARA LEITURA, FICHAMENTO E REUNIÃO NOS SÁBADOS às 10:30h NO ZOOM
PARA O SEGUNDO BIMESTRE OS VETERANOS
- ELABORAR PRÉ-PROJETO DO ARTIGO CIENTÍFICO A SER ELABORADO PARA O SEGUNDO BIMESTRE ENVIAR O PRÉ-PROJETO PARA CORREÇÃO ATÉ 15 DE MAIO.
ELABORAR UM RESUMO EXPANDIDO 3 A 5 PÁGINAS DO PROJETO ELABORADO PARA ENTREGA ATÉ 30 DE MAIO
ELABORAR O ARTIGO CIENTIFICO DE 8 A 10 PÁGINAS, A SER ENVIADO PARA CORREÇÃO ATÉ DIA 20 DE JUNHO.
PARA OS NOVATOS
= ELBORAR UM RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO JÁ CORRIGIDO DO ARTIGO A SER ENVIADO ATÉ 30 DE MAIO. (3 A 5 PÁGINAS)
ELABORAR O ARTIGO CIENTIFICO DE 8 A 10 PÁGINAS, A SER ENVIADO PARA CORREÇÃO ATÉ DIA 20 DE JUNHO.
VISANDO CUMPRIR COM AS ATIVIDADES DE ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO, OS PETIANOS DEVERÃO:
ELABORAR VIDEO GEPES A SEREM ELABORADOS E POSTADOS NO CANAL A SER CRIADO NO YOUTUBE E INSERIDO NO BLOG
1 COMO ELABORAR REFERENCIAS NAS NORMAS DA ABNT
2 COMO ELABORAR RESENHA DE FILME
3 COMO ELABORAR RESENHA DE ARTIGO OU LIVRO
4 COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
4 COMO ELABORAR RESUMO CIENTÍFICO
5 COMO ELABORAR RESUMO EXPANDIDO
6 COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
7 UM PEQUENO VÍDEO FALANDO SOBRE O RESUMO EXPANDIDO OU ARTIGO QUE PRODUZIU OU ESTÁ PRODUZINDO
Planejamento Anual - 2020 - GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
- A tutora utiliza-se sempre de metodologia dialógica nas atividades, buscando estimular os petianos(as) a pensarem criticamente e de maneira autônoma. As decisões são definidas coletivamente.
- A tutora orienta e coordena as pesquisas em todas as suas etapas: escolha dos temas, textos, elaboração do projeto, elaboração das palestras e intervenções, pesquisa, resenhas, artigos, TCs, mas prima pela participação ativa dos petianos e petianas tanto na construção coletiva do planejamento anual do grupo, debatido e definido conjuntamente com os discentes, como para as pesquisas individuais, para que estes possam assumirem-se como sujeitos sociais e desenvolvam autonomia intelectual.
- A tutora orienta e coordena as pesquisas em todas as suas etapas: escolha dos temas, textos, elaboração do projeto, elaboração das palestras e intervenções, pesquisa, resenhas, artigos, TCs, mas prima pela participação ativa dos petianos e petianas tanto na construção coletiva do planejamento anual do grupo, debatido e definido conjuntamente com os discentes, como para as pesquisas individuais, para que estes possam assumirem-se como sujeitos sociais e desenvolvam autonomia intelectual.
-A Tutora empenha-se cotidianamente para que as atividades desenvolvidas no grupo possam qualificar de maneira significativa nossa formação humana e acadêmica dos seus integrantes e acompanha todas as atividades presenciais ou virtuais. As orientações são em alguns momentos coletivas e outros individuais. Resultados Gerais do planejamento. Objetiva-se neste ano letivo a produção de artigos e resenhas e TCs no Grupo. Ressalta-se que as produções visam ampliar o conhecimento sobre sexualidade dos Petianos e Petianas, estimular o senso crítico e apontar possibilidades de conscientização a partir da compreensão da construção sócio-histórica-cultural da sexualidade e a superação dos reducionismos e preconceitos ainda presentes na sociedade sobre a sexualidade, gênero e diversidade sexual. Busca-se conscientizá-los de como futuros educadores e agentes sociais podem atuar de maneira emancipatória no tocante à educação da sexualidade em seus campos de atuação, numa perspectiva emancipatória e contribuírem significativamente para a educação sexual na escola e na sociedade. Promovendo reflexões e ações que visem a superação de qualquer forma de preconceito e violência sexual e de gênero.
Atividade de Pesquisa
Os Petianos e Petianas Veteranos durante todo ano letivo farão leituras e pesquisas interligando o tema de estudo do grupo com sua área de formação na graduação. Todas as pesquisas realizadas tem como objetivo contribuir para um aprimoramento do conhecimento dos Petianos e Petianas e o desenvolvimento de sua autonomia e criticidade. buscando a compreensão da amplitude dos temas relacionados na área da sexualidade compreendendo a sexualidade como desenvolvimento e relacionamento humano. Busca-se contribuir para a melhoria da qualidade das relações e da formação dos acadêmicos para que possam atuar em sua práxis de maneira emancipatória contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Objetivos: Contribuir para a apropriação de conhecimento científico e desenvolvimento da de sua autonomia intelectual.
Produtos Esperados a partir das leituras realizadas: - TCs sob orientação da tutora e Artigos Científicos para a finalização de seus cursos de graduação e para apresentação em eventos científicos e publicação.
Atividade - Ensino, Pesquisa e Extensão
Reunião Online no Facebook - bimestralmente
Reunião Online no Facebook - bimestralmente
- Oficinas de Metodologia
Capacitação de Metodologia da Pesquisa Científica ofertado pelos Petianos e Petianas Veteranos aos Petianos e Petianas novatos. - Oficina de Metodologia realizada pelo Grupo uma oficina aos acadêmicos da Instituição. (Já está prevista uma oficina aos alunos 3o. Período do Curso de Pedagogia, 9. de Fisioterapia) A justificativa para a realização da atividade, parte do princípio de que as atividades do grupo devem ser orientadas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, esta atividade contempla esta tríade e o caráter multiplicador do PET pois os Petianos veteraos repassarão aos demais acadêmicos seus aprendizados de Metodologia da Pesquisa Científica e se fundamenta carência de aprofundamento científico dos acadêmicos novatos e demais acadêmicos da instituição.
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. - Melhorar o desempenho dos acadêmicos e acadêmicas Petianos e não Petianos da Instituição em seus respectivos cursos de graduação. -Contribuir para o enriquecimento da formação acadêmica como um todo. Considera-se que a extensão, essencial, pois é através dela, que realiza-se a socialização e multiplicaçõ dos conhecimentos adquiridos pelos petianos. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo. Após as oficinas os demais membros do grupo e a tutora avaliarão oralmente como foi a atividade. E posteriormente através do desempenho dos mesmos nas atividades propostas pelo gepes.
- Apresentação e Participação em Eventos Científicos
As pesquisas produzidas pelos Petianos e Petianas objetivam, além de cumprir com o projeto do Grupo, serem aprovadas, apresentadas e ou publicadas em congressos e eventos científicos. A atividade justifica-se além da exigência do Grupo participar de pelo menos de um evento científico anualmente, pela necessidade de socialização dos conhecimento produzido pelo do Grupo PET, cumprindo assim seu papel de multiplicadores e de sujeitos sociais comprometidos com a produção científica e a transformação social. Objetivos Socializar as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo GEPES PET MEC FDB. - Contribuir para a produção científica de qualidade sobre as temáticas da sexualidade e educação, em especial a educação sexual, gênero e diversidade Como a atividade será realizada? (Metodologia) Através de leitura e produção de artigos científicos já visando a elaboração do TC dos Petianos e Petianas.
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Objetiva-se que os trabalhos produzidos s resultem em apresentações em eventos científicos e ou publicações. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo. - Através da aprovação dos TCs desenvolvidos no grupo e dos Trabalhos Inscritos e Aprovados para a apresentação nos eventos científicos.
- Palestras para a comunidade externa e na Instituição
Considera-se a extensão essencial, pois através dela, realiza-se a socialização dos conhecimentos adquiridos pelos Petianos e Petianas à comunidade interna e externa. Cientes da premissa do próprio PET-MEC, que “Ensino, Pesquisa e Extensão” são indissociáveis, e que os Petianos e Petianas devem ser multiplicadores do conhecimento, a tutora e os petianos estarão ofertando palestras sobre educação sexual para os alunos da instituição e para a comunidade em escolas ou outras instituições sociais. Acredita-se, que é através das atividades de extensão que a Universidade cumpre um de seus papéis essenciais buscando atender as necessidades da comunidade externa e contribuir para amenizar problemáticas e desigualdades sociais, em especial, da diversidade e gênero.
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc. Contribuir para a superação da homofobia, preconceitos e violência de gênero na sociedade. Criar espaços que possibilitem debates que visem a formação de consciências críticas e emancipatórias sobre a forma de viver a sexualidade e sobre o respeito à sexualidade de todas as pessoas. Promover uma vivência qualitativa, emancipatória, ética,a afetiva e prazerosa da sexualidade. Oportunizar a formação de consciências sobre a importância da prevenção de DSTs para que possamos desfrutar prazerosamente de nossa saúde sexual Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo. - A tutora participa, ministra e acompanha todas as palestras mesmo as que são ministradas somente pelos integrantes do Grupo, mesmo assim, antes das palestras serem ministradas elas são apresentadas ao grupo para avaliação coletiva, contribuições, revisão e adequações advindas das sugestões do coletivo do grupo.
Atividade de Integração
Cine PET
Os membros irão se reunir pelo menos uma vez no semestre para assistir um filme relacionado à sexualidade e debater sobre o mesmo.
Atividade de Integração
Cine PET
Os membros irão se reunir pelo menos uma vez no semestre para assistir um filme relacionado à sexualidade e debater sobre o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário