EMANCIPAÇÃO E SEXUALIDADE
Alexandra Mayra de
Souza
Acadêmica
Faculdade Dom Bosco
BONFIM,
Cláudia. Desnudando a educação sexual. Campinas, SP: Papirus, 2012. 144 p.
Cláudia
Ramos de Souza Bonfim é brasileira. Licenciada em Biologia, especialista em
Metodologia e Didática do Ensino e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em
Educação - UENP. Doutora em Educação na área de história, filosofia e educação
e Pós-doutora em Educação por esta mesma Instituição pela UNICAMP.
Atualmente professora universitária
na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, em Cornélio Procópio, é ainda
coordenadora/tutora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade
(Gepes). Membro e Especialista em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de
Sexualidade Humana (SBRASH).
Publicou 3 livros e diversos artigos
e conta com inúmeras apresentações de trabalho em congressos, além deste livro
resenhado publicou “Educação Sexual e Formação de Professores: Da educação
sexual que temos à educação que queremos” e a “Condição
Ao se tratar de educação sexual, a
autora diz que é preciso que alguns conceitos relacionados sejam compreendidos,
para que, de fato, possamos entrar de vez na discussão sobre o tema em questão.
Quando falamos de educação sexual, conceitos básicos são necessários, e em
torno desse assunto a autora considera essenciais: o que significa sexo, sexualidade,
entre outros.
Começando
com sexo onde Bonfim (apud Nunes e
Silva 2012, p.22) diz que “podemos
entender o sexo como (...) a marca biológica, a caracterização genital e
natural constituída a partir da aquisição evolutiva da espécie humana como animal”.
Já
a sexualidade, “é uma dimensão humana que
envolve os aspectos físicos, sociais e psicológicos, além de nosso corpo, nossa
história, nossos costumes, nossa religião, nossas relações afetivas, enfim,
nossa cultura. (Bonfim 2012, p. 28).
Ao
se tratar do tema, Bonfim afirma que devemos analisar também, todos os aspectos
que o rodeiam, já que, a sexualidade pode ter significados diferentes para
pessoas diferentes, já que recebe influência da cultura, das crenças, e envolve
também valores familiares e religiosos. Portanto, é necessário a análise do todo,
inclusive, suas influências, já que isso a define.
Considerando alguns conceitos que a
autora faz menção, é importante destacar que a educação sexual nas escolas, o
foco da obra, não é sobre sexo e sim, sexualidade.
No entanto, ela afirma que ainda hoje nas escolas o assunto é tratado sob o
caráter biológico, ensinando crianças e jovens, os aspectos apenas sobre
reprodução, prevenção de DST’s e acerca de gravidez precoce. O que deveria ser
mudado, já que sexualidade, não é só o ato sexual, envolve muito mais.
A
autora traz que a sexualidade é necessária para a vivência humana, já que o ser
humano busca por sensações, e não somente o prazer sexual, mas em todo os
aspectos, o bem estar, a alegria, o amor, o afeto. Logo, a sexualidade está
presente na maioria dos atos da vida humana, e não só a parte biológica.
Destaca ainda, que a escola possui
papel fundamental na formação de caráter dos jovens e crianças e que ensinar a
sexualidade contribui para a formação de adultos cada vez mais seguros de si e
de suas vontades. Lembrando que há diversas maneiras para se abordar a
sexualidade na escola, como a autora cita, que música é um grande aliado do
profissional de educação nessas horas, pois atrai os jovens.
Não podemos deixar de mencionar a
responsabilidade da educação familiar e o papel importantíssimo que possui ao
educar jovens e crianças. Se tratando de educação sexual, é possível que haja
alguns tabus em volta do tema, contudo, é importante que os pais estejam
abertos para abordar o assunto com seus filhos, de forma a educar e não reprimir.
É importante que os pais tratem do tema de forma respeitosa, estabelecendo
diálogos de forma natural, livre de preconceitos, já que a forma com que
ensinam seus filhos, é como o caráter e os valores estão sendo formados.
Como papel importantíssimo na vida
dos jovens, os professores e educadores, também contribuem e muito para a
formação destes, logo também é necessário que a abordagem do tema, não deve ser
limitada apenas a prevenção de doenças ou gravidez precoce, como já mencionado,
já sabemos que a sexualidade envolve um todo, a forma de se comportar, de
vestir, de sentir, por esses motivos expostos, que os profissionais da
educação, também são essenciais para os jovens.
Por fim, compreendamos como autora
ressalta que, é necessário livrarmos “das
amarras de preceitos e de tabus que envolvam a sexualidade, e passarmos a
tratá-la de forma natural, inerente ao ser humano, já que esta é presente desde
o início de nossas vidas.”
Trata-se de uma obra de grande valor
pedagógico e que acresce ao conhecimentos daquele que está lendo. Apresenta
linguagem de fácil compreensão, simples e clara. Aborda um tema que ainda é
tabu para alguns, e de forma muito valiosa, nos mostra como quebrar alguns
paradigmas e assim, mostrar aos jovens cada vez mais a importância da vivência ética da sexualidade para uma vida saudável e feliz.
Acredito, que essa obra desperte o
interesse de estudantes e também já graduados, em todas as áreas de
licenciatura, já que é voltada e socialmente para professores. E também para
futuros pedagogos ou aqueles que já atuam na área e claro, aos pais que buscam informações qualificadas para a educação sexual de seus filhos.
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