sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Resenha: Expressão Corporal: aspectos gerais


CONSTITUÍDOS POR EXPRESSÃO CORPORAL

Ana Maria de Oliveira Busquim
Acadêmica do Curso de Licenciatura Educação Física
 Faculdade Dom Bosco
Membro do Grupo GEPES PET-MEC-FDB
(Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade)


HAAS, A. N.; GARCIA, A. Expressão Corporal: Aspectos Gerais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. 70 p.

HASS, Aline Nogueira, Licenciada em Educação Física – UFRGS (1992); Especialista em Ciências do Esporte – PUCRS (1997); Especialista no Método Pilates –The Pilates Studio (1999) e Power Pilates (2006); Doutora em Ciências do Movimento Humano – Universidade de Càdiz, Espanha (1999). Formada em ballet clássico na Escola de Dança “ Ballet Studio Maria Cristina Fragoso” (1976 a 1985). Além disso, freqüentou cursos de dança moderna e contemporânea, de dança jazz, dança de salão, dança folclórica, dança espanhola e expressão corporal. É professora da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS e coordenadora do Curso de Bacharelado; também é coordenadora e professora do Curso de Especialização em Dança da PUCRS. Publicou o livro Ritmo e Dança: aspectos gerais no ano de 2003.
GARCIA, Ângela, Licenciada em Educação Física pela UFMS/RS. Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFMS. Professora do Curso de Educação Física, do Curso de Graduação Tecnológica em Dança e do Curso de Licenciatura em Dança da ULBRA, em Canoas/RS. Coordenadora do Centro de Estudos e Apoio à Dança, no CEAD/ULBRA. Professora (Substituta) da ESEF/UFRGS (disciplinas: Análise Rítmica e Expressiva e Recreação 2). Professora de Dança. Bailarina. Coreógrafa. Organizadora e Autora do Livro Ritmo & Dança. Organizadora e autora de Cadernos Universitários (A Dança nos Contextos da Educação Física; Ritmo; Ludicidade e Movimento, Atividades Rítmicas Escolares; Improvisação e Expressão Corporal, entre outros). Responsável pela criação do Curso de Graduação Tecnológica em Dança da ULBRA/Canoas/RS
O livro aborda os aspectos gerais da expressão corporal nas diversas concepções, ideologias e filosofias para ampliarmos a visão sobre esse tema. É dividido em quatro capítulos. O I Capítulo apresenta brevemente um histórico da expressão corporal; o segundo aborda a expressão corporal como meio educativo; o terceiro trata sobre a expressão corporal no ensino; o quarto são propostas práticas de como trabalhar a expressão corporal.
Segundo as autoras, a expressão corporal existe desde que o ser humano surgiu no universo, onde as primeiras manifestações foram corporais utilizando a dança como um primeiro tipo de linguagem gestual. E foi no inicio do século XX, que se fez essa relação do corpo com tudo que esta vivo, é através dele que o indivíduo forma sua personalidade, desperta e potencializa a aquisição e o desenvolvimento dos sentidos como audição, tato, visão que são essenciais para o desenvolvimento humano, tanto na dimensão individual como na dimensão em grupo.
Na educação, a expressão corporal pode ser compreendida como meio didático pedagógico para trabalhar a expressividade do educando além de favorecer as atitudes e comportamentos da criança e do adolescente fora do ambiente escolar.  Os profissionais da área de Educação Física trabalham diretamente com a expressão corporal por dinamizar atividades que consideram o esforço e o interesse dos alunos. A criança passa a realizar diversos movimentos aleatórios, percebendo tudo que está ao seu redor e nesse ponto ela desenvolve uma expressão corporal natural sendo esta de forma criativa.
Entende-se então, que não podemos reprimir a espontaneidade da criança porque pode acarretar determinados problemas como timidez exagerada, medo, falta de iniciativa. Devemos tomar cuidado para não produzirmos indivíduos confusos e solitários que se sentem ameaçados pelo seu próprio medo.
Em relação ao ser humano considera-se que ele é pura expressão. Seus gestos, olhares traduzem como está o seu mundo interior com o exterior. E essa expressão é trabalhada em algumas dimensões existentes do ser humano, sendo elas na forma física, motora, cognitiva e social.
Conclui-se que a expressão corporal é uma técnica que pode ser ministrada para diversas pessoas sendo elas crianças, adultos, portadores de necessidades especiais, idosos, entre outros, e deve ser encarada com seriedade e consciência, no sentido de proporcionar atividades adequadas ao público que se destina a aula de expressão corporal, e o profissional que atuar nessa área deve ser dotado de grande sensibilidade para transmitir e formar cidadãos decididos e sem medo de se expressar.
A autora tem como base a linha crítica – emancipatória. Procura abordar a Expressão Corporal como campo educativo, pedagógico e filosófico, buscando uma contextualização com a realidade, contando com a essência da expressão corporal como qualidade de vida.
As idéias do livro são claras, dando ênfase na compreensão da expressão corporal como um campo de conhecimento e atuação fora e dentro do âmbito escolar.
A obra é destinada para os profissionais da área de Educação Física e demais interessados com uma leitura acessível e objetiva para ser entendida por qualquer indivíduo.

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