quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Resenha do Livro Desnudando a Educação Sexual - Cláudia Bonfim

 

 AS LACUNAS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E SEXUALIDADE

 

Stefani Penha Oliveira

 Acadêmica do curso de Fisioterapia

Voluntária do grupo de estudos e pesquisas em educação sexual

(GEPES PET MEC FDB)

Stefanipenha21@gmail.com

 

Cláudia Ramos de Souza Bonfim

Faculdade Dom Bosco

profdraclaudia2009@gmail.com


 


BONFIM, Cláudia. DESNUDANDO A EDUCAÇÃO SEXUAL. Campinas, SP: Papirus,2012. 144 p.

 

Cláudia Ramos de Souza Bonfim é  professora universitária da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (FDB) em Cornélio Procópio, por meio desta, Coordenadora do curso de Pedagogia e tutora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade (Gepes), financiado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Ministério da Educação (MEC). Já ocupou o cargo de  vice-presidente nacional da Associação Brasileira para a Educação Sexual (Abrades). A mesma é Licenciada em Biologia e Pedagogia, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino, Mestre em educação, Doutora  em Educação na área de Historia, Filosofia e Educação e Estágio Pós-Doutoral  e possui título de Especialista em Educação Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humano, da qual foi membro. Os temas mais tratados pela autora são: filosofia da educação, sexualidade, educação sexual e dentre outros. Bonfim além desta obra possui mais dois livros individuais publicas sendo eles " Educação Sexual e Formação de Professores: da educação sexual que temos à que queremos"(2010) e "A condição histórica da mulher: contribuição da pedagogia histórico-crítica na promoção da educação sexual emancipatória" (2018), possui diversos artigos e capítulos de livros publicas e já proferiu inúmeras palestras.

A obra Desnudando a Educação Sexual conta com a divisão de três capítulos, somando o total de 144 páginas, com participações especiais do Prof.  César Nunes e Prof. Ricardo Desidério, acrescentando o prefácio e a apresentação do livro. Nele, a autora aborda temáticas consideradas tabus na sociedade atual, principalmente sobre a educação sexual nas escolas, assunto que causa intrigas diante das comunidades conservadoras e também, alguns conceitos significantes para o entendimento da didática. Bonfim utiliza como referência, especialmente Louro, Nunes, Guimarães, Galeano, Silva, Moreno e Freud autores presentes para o enaltecimento do exemplar.

No capitulo um, a autora defende que a educação sexual deve estar presente nas escolas deve, pois para o mundo ser mais humano não se pode tornar um produto social e consequentemente, ser manipulado, mas sim, a busca pela emancipação de paradigmas afinados, transmissão de conhecimentos, ou seja, construção de uma sociedade, educar com a inserção da sexualidade e outras bagagens que a seguem. Exemplifica conceitos diante de temáticas que causam enorme fervor em sociedades tradicionalistas, auxiliando para um melhor entendimento ao realizar a leitura, quebrando paradigmas preconceituosos e incentivando a educação sexual nas escolas.

Ainda, incluem-se no livro orientações pedagógicas voltadas à temática da sexualidade nas escolas, com interações de jovens e adolescentes por meio de interesses pessoais sobre o assunto, individualistas e/ou coletivistas.

            No capitulo dois, o assunto é voltado à família e a sexualidade tratada nas escolas durante a infância, enfatizando o corpo e suas fases da criança do nascimento até acima dos dez anos, incluindo aqueles que possuem alguma necessidade especial. A forma com que as crianças se expressam em ambientes escolares é restrita, em seus horários de ensino, até mesmo durante o recreio e/ou em suas casas, impedindo-as de exaltarem suas expressões e sentimentos. Portanto, muitas das vezes influenciadas por adultos que não possuem intenções de optar por inserir a sexualidade na educação, significado de uma falha dos profissionais educadores ou políticos na privação do tema, consequentemente, os mesmos que deveriam tratar de preconceitos, caráter, maturidade, igualdade entre homens e mulheres, a autora então, demonstra os meios que os educadores e pais devem tomar para chegar ao êxito da inserção da educação no ambiente escolar e familiar.

            Por fim, no terceiro e último capítulo, dá-se a significância da diferenciação da sexualidade para o erotismo, dentro dos meios de comunicações, confundidas com o mesmo significado, que são passados para a sociedade, sendo a mesma aceitando-a. Todavia, sendo este capítulo mais voltado à visão da conscientização para crianças e jovens diante da sociedade, construída por meio das mídias sociais, que manipula com seus ideais esta determinada população.

A obra segue uma vertente emancipatória, se apresentando com resistência aos pensamentos políticos voltados ao conservadorismo, de que a educação sexual deve ser tratada somente dentre os meios familiares, demonstrando que os preconceitos e vergonhas envoltos de educadores devem ser quebrados e a temática da educação sexual deveria estar inserida nas instituições ensino, pois tratar sobre o tema exige conhecimento e linguagem adequada.

A autora traz conceituações importantes como: sexualidade, educação sexual, genitalidade e outros, desmitificando pensamentos e opiniões que muitas vezes é de enorme discrepância. Com isso, privilegia a escrita e facilita o entendimento no decorrer da leitura, fazendo reflexões significativas de palavras que quebram as repressões, tabus, preconceitos, estigmas diante das famílias e a sexualidade, a última sendo um fator primordial quando voltada a educação, fazendo com que seus leitores realizem uma reflexão diante de seus comportamentos.

A obra é pautada em pesquisa bibliográfica-explicativa e abordagem qualitativa, onde Bonfim transpõe suas vivências e experiências adquiridas através de sua trajetória profissional e acadêmica, transpondo leituras bibliográficas de autores renomados diante da literatura.

É recomendado para aqueles que buscam informações relacionadas à temática sexualidade e/ou educação sexual, professores de diversas profissões, pais e para aqueles que possuem interesse no assunto tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário